Sejam bem vindos ao Blog da Profª Sueli

" "Carpe Diem" quer dizer "colha o dia". Colha o dia como se fosse um fruto maduro que amanhã estará podre. A vida não pode ser economizada para amanhã. Acontece sempre no presente."

Rubem Alves

Páginas

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Desafio de Redação - Diário do Grande ABC

É pessoal...

Realmente o ano de 2009 está sendo iluminado para o SESI - CE - 416, pois faturamos mais um concurso. Desta vez foi o Desafio de Redação do Diário do Grande ABC.

Leiam um trecho da matéria e conheçam a grande vencedora da categoria - 6º e 7º ano do Ensino Fundametal.

Tema de redação gerou reflexão em participantes

O tema da redação deste ano fez com que os estudantes refletissem sobre a importância de usar a água com racionalidade, como Rebeca Henrique da Silva, vencedora da primeira categoria, de 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Muito emocionada ao receber o prêmio, ela contou como se inspirou para fazer a redação: "Escrevi como se fosse uma carta do planeta Terra contando sobre o que a falta de água vai causar a ele". A aluna do 6º ano não possuía computador mas já tinha experiência em outros concursos. "Ganhei um de poesia e ela foi até publicada num livro", contou.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/default.asp?pt=secao&pg=detalhe&c=1&id=5780342&open=2 > acesso em: 26/11/2009.

Além da Rebeca- minha aluna, parabenizo também as alunas Melody e Stephany (Ensino Médio), pelas conquistas neste tão importante desafio.

PARABÉNS!!! MENINAS, Estamos muito orgulhosos e felizes por vocês.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Concurso Vinícus de Moraes

É pessoal, o CE-SESI - 416 está arrasando este ano... é uma conquista atrás da outra.
Leiam a matéria e vejam os alunos em destaque.
Parabéns alunos do 3º ano do Ensino Médio, Profª. Raquel e Glaúcia (Bibliotecária), vocês merecem.

18/11/2009
Vencedores do Concurso cultural Vinicius de Moraes

Consagrado sobretudo por seus sonetos e músicas, Vinicius de Moraes nos deixou uma grande e vasta obra, que transita por inúmeros campos artísticos. Para homenagear este autor e manter cada vez mais vivo seu legado, a Companhia das Letras e a VM Produções (administradora dos direitos autorais de Vinicius de Moraes) promoveram o Concurso cultural Vinicius de Moraes. Foram convidados alunos do Ensino Médio de São Paulo e do Rio de Janeiro para interpretar criativamente os grandes livros, músicas, peças e a vida do "Poetinha". O resultado do concurso foi divulgado neste mês de novembro. Os vencedores foram, em São Paulo: Tarsila Varallo, na categoria literatura; Luisa Veríssimo Pereira, na categoria música; Murilo Brittes Cabral, Karen Moreira Camargo, Gabriel Damianooci Sartori e Vitor Bramigk na categoria teatro. No Rio de Janeiro: Rafael Moura de Pontes, na categoria literatura; Caroline Ramos Fernandes, na categoria música; Matheus Brito e Tiago Calixto, na categoria teatro. Houve também a menção honrosa para um minidocumentário sobre a obra de Vinicius de Moraes feito pelas alunas Camila Minto Anidjar, Luisa Vaserstein Newlands, Natália Glanz Schimmel e Rebeca Marie Nigri. Como prêmio, os primeiros colocados receberam vale-compras de livrarias e uma assinatura anual da revista piauí. Além disso, suas escolas receberão cinquenta títulos variados da Companhia das Letras. Em breve, os trabalhos vencedores serão publicados no site Concurso cultural.

fonte: http://www.companhiadasletras.com.br/autor.php?codigo=00354 > acesso em 25/11/2009.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Por que Obama ganhou o Nobel da Paz de 2009?

O Comitê Norueguês anunciou, no dia 9 de outubro de 2009, o presidente americano Barack Obama como ganhador do Prêmio Nobel da Paz. A decisão foi polêmica e muito criticada na Europa e nos Estados Unidos. Para os críticos, tratou-se de uma escolha precipitada, uma vez que Obama completou somente nove meses no cargo, e também porque os EUA estão envolvidos em duas guerras, no Iraque e no Afeganistão.

Três pontos foram decisivos para a escolha do Comitê:

Política externa: Obama abriu diálogo com países - inclusive mulçumanos - antes vistos como "inimigos" da democracia americana.
Desarmamento nuclear: o presidente iniciou nova rodada de negociações com a Rússia para cumprir ambiciosas metas do programa de redução de armas nucleares.
Meio ambiente: Obama considera prioritárias questões climáticas e ambientais.

Em evidente escolha política, o Comitê do Nobel levou em conta não resultados práticos, mas a nova agenda política dos Estados Unidos, que se contrapõe à do governo George Walker Bush.

Fonte: http://educacao.uol.com.br/atualidades/premio-nobel-da-paz.jhtm

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PARABÉNS!! LUCAS SILVA

Hoje não poderia deixar de postar uma mensagem no meu blog.

A mensagem de hoje é exclusiva para um eterno aluno LUCAS SILVA -9º ANO "B" - Turma 2008 do CE-SESI-nº 416.

LUCAS,

Hoje pela manhã fui agraciada com a notícia de que você é nada mais, nada menos do que o "nosso" Garoto National Geographic - o grande vencedor do Concurso Viagem pelo Conhecimento - digo "nosso" porque durante 04 anos Nós professores do SESI-416 tivemos a grata felicidade de tê-lo como aluno... infelizmente este ano fisicamente você não está na nossa escola, mas tenha certeza de que você é sempre lembrando na hora dos nossos cafés, reuniões, conversas, etc.
Procurei uma mensagem para deixar pra você, e encontrei esta frase do Bertold Brecht , que define muito bem como eu o enxergo.

Há pessoas que lutam um dia e são boas.
Há outras que lutam um ano e são melhores.
Mas há as que lutam toda a vida e são imprescindíveis.

Este é você... uma pessoa imprescindível na vida de qualquer professor.
Não sei se você ainda lembra das minhas palavras na colação de grau, mais aí vai para reforçar:
"Faça a obra que este país precisa"... tenho certeza de que você sempre fará a diferença - Grande FARAÓ.

PARABÉNS, mais uma vez!!

Saiba que sempre agradeço a Deus por ter me dado a honra de lecionar pra você durante 04 anos da minha vida.

domingo, 15 de novembro de 2009

15 de Novembro - Proclamação da República

Questão Militar e Proclamação da República

Antonio Carlos Olivieri


Juntamente com a agitação abolicionista da década de 1870, chegou também ao Brasil a propaganda republicana. Durante a década de 1880, a idéia de República angariou simpatizantes no país, mas em número menor que o abolicionismo, e num ritmo muito mais lento. Somente após o fim da escravidão, ela entrou na ordem-do-dia. Os primeiros a engrossar as fileiras do novo grupo foram os cafeicultores, revoltados com a monarquia. Responsabilizavam o governo imperial pela perda dos escravos, sem indenização.

Depois da Lei Áurea, de 13 de maio de 1888, os líderes do setor cafeeiro rapidamente se uniram aos idealistas do Partido Republicano, fundado havia quase duas décadas. Até então, a agremiação contava apenas com militantes jovens e idealistas. Mas o partido não decolou. Durante dez anos, seu desempenho eleitoral foi pífio: não conseguia eleger seus candidatos à Câmara e ao Senado.

Escravos no exército

Entretanto, durante nos anos 1880, a política não era feita somente na Assembléia, mas também nos quartéis. O Exército foi uma instituição que saiu fortalecida da Guerra do Paraguai. Literalmente, os soldados tinham sido os salvadores da pátria. Para a tarefa, contribuíram milhares de escravos incorporados às tropas. Os negros formaram a maioria dos batalhões brasileiros naquele momento.

Para não morrer nos campos de batalha, os aristocratas tinham o direito de mandar os escravos em seu lugar. Além disso, para aumentar o número de recrutas, o governo ofereceu liberdade aos escravos que fossem guerrear. Aproximando-se dos soldados nas dificuldes da guerra, os oficiais desenvolveram simpatia pelo abolicionismo. Com isso, mais um elemento veio afastar o Exército da monarquia.

Oficiais sem dinheiro nem prestígio

Outro motivo de insatisfação com o governo era a origem social da maioria dos comandantes: as classes sociais médias. Para seus membros, a carreira militar parecia uma oportunidade de subir na vida. Entretanto, os oficiais estavam ganhando pouco. Além disso, não tinham sequer a contrapartida do prestígio social ou do poder político.

Nessas circunstâncias, uma grande solidariedade conquistou a oficialidade do Exército, unindo-a entre si e com as tropas e evidenciando diferenças entre o militar e o civil. Nos quartéis, o poder dos civis logo passou a ser questionado. Em 1886, as opiniões dos militares chegaram às ruas através dos jornais.

A Questão Militar

No Piauí e no Rio Grande do Sul, respectivamente, os coronéis Cunha Matos e Sena Madureira atacaram o ministro da Guerra, Afredo Chaves, um civil. Estava aberta uma série de desentendimentos com o governo, que ficou conhecida como Questão Militar.

O Império puniu com a prisão os dois coronéis, lembrando que, de acordo com a Constituição, a participação na política interna do Brasil não era um dever do Exército. Em 1887, depois de outros atritos entre os militares e o Ministério da Guerra, foi fundado o Clube Militar, uma entidade que passou a funcionar como órgão político e porta-voz da categoria. Para a sua presidência, elegeu-se uma das maiores lideranças militares do país: o marechal Deodoro da Fonseca.

Na queda de braço do coronel Sena Madureira com o ministro da Guerra, Deodoro tinha ficado ao lado do coronel. Desde então, passou a ser cortejado tanto pelos oficiais insatisfeitos com a monarquia, quanto pelos republicanos. Como militar, efetivamente não aprovava as atitudes do governo em relação aos militares. Mas não identificava o governo com a monarquia, nem com a pessoa do imperador - a quem respeitava e de quem era amigo.

Propaganda republicana

Para a maioria dos militares, o Império talvez devesse chegar ao fim, mas a República podia esperar pela morte de Pedro 2º O respeito ao "velhinho" retardou o rompimento definitivo entre os oficiais e a monarquia. Por isso, a ação dos grupos republicanos ligados aos cafeicultores passou a atacar o imperador através de sua herdeira, a Princesa Isabel.

A sucessão e o futuro reinado foram transformados em fantasmas assustadores pela propaganda republicana. A idéia de uma mulher no trono causava arrepios na mentalidade machista da época. Para piorar, pairava sobre a princesa Isabel a figura do conde D'Eu, antipático e estrangeiro. Em surdina, começou a conspiração que iria derrubar a monarquia.

Desgastado com o poder econômico dos cafeicultores, com a opinião pública e com os militares, o Império tentou promover reformas na ordem política. Em junho de 1889, formou-se um novo ministério, que tinha em sua presidência Afonso Celso de Assis Figueiredo, o visconde de Ouro Preto - que já havia prestado relevantes serviços ao governo no passado. A ele caberia solucionar os problemas sociais e garantir a sucessão da monarquia.

Visconde de Ouro Preto

Ouro Preto tentou resolver a questão militar enfraquecendo o Exército. Procurou distribuir as tropas pela imensidão do território nacional e transferiu comandantes e líderes para lugares afastados. Promoveu uma política de valorização de outros grupos armados, como a Polícia e a Guarda Nacional, além de criar a Guarda Cívica e a Guarda Negra, formada por antigos escravos.

Em contrapartida, os republicanos espalharam o boato de que o governo pretendia acabar com o Exército. Não existia nenhuma evidência nesse sentido, mas o boato incendiou os quartéis. Na manhã de 15 de novembro de 1889, sob o comando do marechal Deodoro, tropas revoltadas saíram às ruas para derrubar o ministério de Ouro Preto. Os soldados teoricamente leais ao governo nada fizeram em sua defesa. Ao contrário, seu comandante, Floriano Peixoto, simplesmente disse que não poderia lutar conta brasileiros.

Após depor Ouro Preto, Deodoro se recolheu em sua casa, pois estava doente. Ao deixar o palácio, escutou um soldado gritar "Viva a República", respondeu: "Cale a boca, rapaz!". Deodoro pretendia esperar a volta do imperador ao Rio de Janeiro, para discutir com ele a situação. Dom Pedro 2º estava em Petrópolis, alheio a todos aqueles acontecimentos. Ao receber as notícias pelo telégrafo, voltou às pressas à corte, para tentar formar um novo ministério. Não houve tempo.

Proclamação da República

Entre a queda do ministro Ouro Preto e a volta de dom Pedro 2º ao Rio, enquanto republicanos e líderes militares se perguntavam o que fazer, a Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro decidiu proclamar a República por conta própria. A Câmara do Rio, evidentemente, não tinha nenhuma autoridade para falar em nome do Brasil, mas, naquele momento de confusão, seu pronunciamento foi seguido pelos republicanos, com o apoio armado do Exército.

Formou-se então um governo provisório, cuja chefia foi entregue ao marechal Deodoro da Fonseca. Informado de que dom Pedro 2º pretendia compor um novo ministério que teria como presidente um inimigo pessoal seu, o marechal aderiu à causa republicana, de que até aquele instante fora um simples instrumento.

Dom Pedro 2º rumo ao exílio

No dia seguinte, no Paço da Cidade, dom Pedro 2º foi notificado de que a monarquia já não era a forma de governo em vigor no Brasil. Como Ouro Preto, o imperador também estava deposto e intimado a deixar o país em 24 horas. O governo provisório tinha providenciado um navio para transportá-lo para o exílio, em Portugal. Dom Pedro 2º não se opôs, declarando aceitar a vontade da opinião pública nacional.

O navio partiu na madrugada de 17 de novembro. O horário foi escolhido para evitar manifestações populares favoráveis ao imperador. Um forte esquema de segurança foi montado na cidade para acompanhar a família imperial a bordo. Embora fosse improvável que o povo se levantasse para defender dom Pedro 2º, a República preferia não arriscar. Na verdade, o povo estava à margem dos acontecimentos, mas isso não impedia que manifestasse sua opinião, como nos versinhos abaixo, que circularam no Rio de Janeiro pouco depois do embarque do ex-soberano:

"Partiu dom Pedro Segundo
Para o reino de Lisboa.
Acabou a monarquia
E o Brasil ficou à toa."

A avaliação que o escritor Lima Barreto fez do episódio também merece ser transcrita:

"Uma rematada tolice que foi a tal república. No fundo, o que se deu em 15 de novembro foi a queda do Partido Liberal e a subida do Conservador, sobretudo da parte mais retrógrada dele, os escravocratas de quatro costados".

Fonte: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1702u58.jhtm > acesso em 15/11/2009

Bibliotecas Virtuais

Biblioteca Virtual da Escola do Futuro

Dividido em duas seções, uma para professores e outra para alunos, site traz uma série de dispositivos para turbinar as aulas e trabalhos escolares. Destaque para o gerador de provas e apostilas de estudo.
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/


Cult Vox

E-livros, revistas e artigos de acadêmicos sobre literatura - brasileira e européia - legislação, filosofia, política entre outros.
http://www2.uol.com.br/cultvox


Fundação Biblioteca Nacional

Em seu acervo podem ser encontradas versões integrais para download de diversos documentos históricos e também de obras de literatura. Também é possível acessar vários arquivos sonoros.
http://www.bn.br/


Sistema Integrado de Bibliotecas USP

Integra os catálogos de todas as bibliotecas da Universidade de São Paulo (USP).
http://www.usp.br/sibi/


Teses USP

Disponibiliza as dissertações e teses defendidas na Universidade de São Paulo (USP).
http://www.teses.usp.br/


Virtual Books

Com livros em diversos idiomas, a Vitual Books se destaca por artigos e notícias sobre literatura e temas em discussão no Brasil.
http://virtualbooks.terra.com.br/


UOL Biblioteca

Disponibiliza dezenas de links para sites que tratam de temas como meio ambiente, fotografia, tecnologia, entre outros.
http://biblioteca.uol.com.br/


Banco de produções científicas mundiais

Oferece acesso aos textos completos de artigos de mais de 12.365 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, além de 126 bases de dados com resumos de documentos.
http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp


Biblioteca da Unesco

Oferece acesso aos periódicos e pesquisas da organização. Em inglês.
http://www.unesco.org/library/


Fonte: http://aprendiz.uol.com.br/content/jemecejoue.mmp > acesso em 15/11/2009.


Indicação de Blog

Olá, Pessoal!

Estou deixando mais uma indicação de blog pra vocês...Visitem vale a pena.

http://biblidarosi.blogspot.com/ - Aquele Livro.

Obrigada Rosangila pela visita e Parabéns pelo seu blog.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Indicação de Blog

Pessoal,

A Internet é realmente incrível... hoje tive a felicidade de ter a ilustre visita da Silvana no meu blog. Só assim pude conhecer o blog maravihoso do qual ela é a dona.

Visitem... é muito BOM e INTERESSANTE!!

http://silnunesprof.blogspot.com/ - Blog - Foi desse jeito que Eu ouvi dizer...

Sites Interessantes - Eu Recomendo

Pessoal,

Aproveitem as indicações abaixo, consulte vestibulares, simulados, façam pesquisas, busquem informações, etc.

Bom estudo!


Alunos – www.alunos.com.br
Criado com o propósito de estimular o relacionamento entre estudantes, mantém um serviço de cadastro de alunos em mais de 70 mil instituições

Cursinho da Poli – www.cursinhodapoli.org.br
Notícias sobre o cursinho, vestibulares, simulados, além de orientação profissional. Agenda semanal, galeria de fotos e material didático. Espaço destinado a educadores, com artigos de professores de diversas áreas.

CPV – www.cpv.com.br
Informações sobre o CPV Tecnologia Educacional (cursos específicos para os principais vestibulares, cronograma dos exames etc.).

Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) – www.fundatec.org.br
Notícias sobre educação e informações sobre projetos, parcerias, cursos e programas desenvolvidos pela FAT, como o Parceiros Vitae. Tudo sobre os processos seletivos das Etecs e Fatecs: calendários, provas, gabaritos, manuais do candidato, entre outros serviços.

Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) – www.fuvest.br
Informações sobre processo seletivo, cronograma dos exames, conteúdo das provas, simulados online e requisições de transferência.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Teen – www.ibge.gov.br/ibgeteen
Desenvolvido para estudantes de 13 a 19 anos, fornece informações coletadas pelo IBGE, como censos demográficos, artigos e ensaios.

Vestibuol – www.uol.com.br/vestibuol
Testes, jogos, lista de livros pedidos pelos vestibulares, resumos, revistas, cobertura dos vestibulares. Dicas de português, listagem de aprovados, simulados e notícias sobre o meio acadêmico.

BBC Learning English – www.bbc.co.uk/worldservice/learningenglish
Permite ouvir programas produzidos pela emissora pública do Reino Unido para o aprendizado de inglês.

As Palavras Mais Comuns da Língua Inglesa – www.idph.net/conteudos/ebooks/dict.pdf
Texto em PDF que contém as palavras mais encontradas em textos em inglês com seu significado em português.

Encyclopedia – www.encyclopedia.com
Acervo com mais de 32 milhões de documentos (artigos, ensaios, verbetes, fotos e outras fontes) sobre diversos assuntos e temas, elaborados ao longo de 20 anos. Em inglês.

Gramática Online – www.gramaticaonline.com.br
Dicas sobre a língua portuguesa, fóruns, análise de exames vestibulares e artigos sobre erros ortográficos cometidos na imprensa. Opinião, análise de texto e pegadinha gramatical.

Matemática – www.matematica.com.br
Voltado para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, traz análise de vestibulares, dicas de estudo, livros e tira-dúvidas. Conteúdo com acesso mediante cadastramento gratuito.

ScienceNet – www.sciencenet.com.br
Reportagens sobre desenvolvimento científico, vídeos e artigos científicos. Agenda de eventos, notícias da ciência e arquivo para consulta.

Scite – www.scite.pro.br
Divulgação científica para professores, estudantes e interessados em Ciências Naturais (Química, Física, Matemática, Biologia e outras). Além de artigos, oferece download gratuito de livros, softwares educativos e dicas de publicações.

Fonte: Guia de Internet 2009 - Publicado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Asilo Político

Entenda o que são asilo político e refúgio

Manuela Martinez*

Uma cena foi comum no segundo semestre de 2007, envolvendo artistas e atletas cubanos em visita ao Brasil: deserções e pedidos de refúgio ou asilo político ao Ministério da Justiça. Em dezembro de 2007, o governo garantiu proteção provisória (até o julgamento do caso pela Coordenação-Geral do Comitê Nacional para os Refugiados) para os músicos Miguel Ángel Costafreda, Arodis Verdecia Pompa e Juan Alcides Díaz.

Os artistas cubanos haviam desaparecido durante uma turnê em Pernambuco e, depois, formalizaram pedido de refúgio ao Ministério da Justiça, alegando perseguição do governo cubano. Com a proteção provisória, eles têm liberdade para circular no país e podem, inclusive, tirar a carteira de trabalho.

Durante os Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, realizados entre 13 e 29 de julho, o atleta Rafael D'Acosta Capote, da seleção de handebol, e Lázaro Lamelas, técnico da equipe de ginástica olímpica, desertaram da delegação e viajaram de táxi até São Paulo, onde ingressaram com um pedido de asilo político, aceito pelo governo.

Ainda durante o Pan-Americano do Rio, dois ídolos do boxe cubano, os campeões mundiais Erislandy Lara e Guillermo Rigondeaux, também desertaram, mas não tiveram a mesma sorte. Depois de fugirem da Vila Olímpica, os cubanos foram encontrados pela polícia na região dos Lagos (RJ), presos e deportados.

Na época, entidades de direitos humanos acusaram o governo brasileiro de ceder à pressão exercida pelo ditador Fidel Castro para repatriar os boxeadores. Uma comissão formada por políticos tentou impedir a saída dos cubanos do Brasil, sem sucesso. A Polícia Federal alegou que os boxeadores não tinham documentos e estavam ilegais no país.

Diferença entre asilo político e refúgio

Embora o asilo político e o refúgio tenham a mesma finalidade - permitir, legalmente, a um estrangeiro fixar residência em um outro país -, o Ministério da Justiça do Brasil tem explicações diferentes para ambos os casos. Segundo o ministério, o asilo político é destinado àqueles que se sentem perseguidos em seu país de origem.

O refúgio tem, por sua vez, o objetivo de proteger aqueles que tiveram de abandonar seu país porque sua vida ou liberdade estavam em perigo, por questões religiosas, raciais ou políticas. Historiadores e pesquisadores têm um consenso: o asilo é um instituto muito antigo, aplicado desde a Grécia Antiga. Os egípcios e os romanos também fizeram uso desse procedimento.

Para ingressar com o pedido de asilo, o estrangeiro deve procurar a Polícia Federal no local onde se encontra e prestar declarações, detalhando as perseguições que sofre em seu país. O processo, então, é encaminhado ao Ministério das Relações Exteriores, que dá um parecer. A decisão final cabe ao ministro da Justiça. Caso o pedido seja aceito, o asilado é registrado junto à Polícia Federal, onde presta compromisso de cumprir as leis do Brasil e as normas de Direito Internacional.

A solicitação de refúgio começa na Polícia Federal, que analisa declarações que o solicitante presta à autoridade imigratória. O solicitante também deve preencher um questionário com todos os seus dados, qualificação profissional, grau de escolaridade, além de fundamentar o pedido apresentando os fatos que o levaram a tomar essa decisão.

Em seguida, o estrangeiro é entrevistado por um funcionário do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), órgão colegiado vinculado ao Ministério da Justiça, a quem cabe a decisão final. Tanto o asilo como o refúgio não estão sujeitos à reciprocidade e protegem indivíduos independentemente de sua nacionalidade. Nos dois casos, o beneficiado recebe documento de identidade e carteira de trabalho, além de ter os direitos civis de um estrangeiro residente no país.

sábado, 7 de novembro de 2009

A cor da cultura

"Nos próximos cliques, A Cor da Cultura vai levar você para cirandar entre muitas histórias fantásticas. Venha conhecer os Heróis de Todo Mundo, divertir-se nos capítulos dos Livros Animados, entrar em Ação (e quem sabe até se tornar um voluntário?), aprender lições incríveis numa aula Nota 10 e distribuir muitos Axés com o Mojubá."

"É o Brasil se mostrando em todas as suas cores."

Visite o site: http://www.acordacultura.org.br/

Muito interessante!

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

O que é a camada pré-sal?

Reserva de petróleo a grandes profundidades se estende desde o Espírito Santo até Santa Catarina - Paula Sato


O pré-sal é uma camada de petróleo localizada em grandes profundidades, sob as águas oceânicas, abaixo de uma espessa camada de sal. No final de 2007, foi encontrada uma extensa reserva de petróleo e gás natural nessa camada, em uma faixa que se estende por 800km entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Ainda não existem números concretos sobre quanto óleo realmente existe na região, mas a ministra Dilma Roussef chegou a afirmar que, com a exploração do pré-sal, o Brasil poderia se tornar exportador de petróleo. Já René Rodrigues, professor da Faculdade de Geologia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), não é tão otimista, mas admite que há um grande potencial de exploração. "Só há estimativas, mas acredito que, pelo que já se sabe, as reservas brasileiras de petróleo devem ao menos duplicar", afirma. Com tanta empolgação, o governo Lula elabora novas regras para a exploração do petróleo no pré-sal.

O professor René Rodrigues explica que o petróleo do pré-sal só foi encontrado agora porque os esforços estavam concentrados em explorar a camada pós-sal, menos profunda e portanto mais acessível e barata. Porém, mesmo o petróleo acumulado acima da espessa camada de sal também tem origem no pré-sal. "O petróleo pode se formar no pré-sal e ficar preso. Em alguns casos, o sal escorrega e abre passagem para o óleo, que se acumula nas rochas do pós-sal. É o que acontece na Bacia de Campos (RJ), por exemplo", explica. Quando esse petróleo encontrado no pós-sal começou a escassear é que se iniciaram as prospecções na camada pré-sal. Apesar da origem comum, o petróleo que continua confinado e é extraído diretamente do pré-sal tem vantagens em relação ao encontrado a pequenas profundidades. No pós-sal, o óleo pode ser atacado por bactérias, que podem estragá-lo. Essas bactérias consomem a parte leve do petróleo, mais nobre e a partir da qual se extraem a gasolina e o diesel. "No pré-sal, como a profundidade é maior, o óleo fica a uma temperatura acima de 80ºC, o que o esteriliza e preserva sua qualidade", conta René Rodrigues. O especialista ainda explica que, apesar de custar pelo menos o dobro do preço para construir poços que perfurem a grandes profundidades, o óleo retirado dessa camada tem um valor maior no mercado.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/geografia/fundamentos/camada-pre-sal-474623.shtml > acesso em 06/11/2009.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Vinte anos da queda do Muro de Berlim

Linha do tempo

Fotos: Valdemir Cunha e Antônio Milena

1961 Construção do muro na cidade de Berlim, dividindo a capital alemã em duas: Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Da mesma forma, a Alemnaha foi separada em República Federal da Alemanha (RFA), que integrava o bloco dos países capitalistas, e República Democrática Alemã (RDA), pertencente ao grupo dos países comunistas. Dessa forma, o muro simbolizava a Guerra Fria.

1989 Um decreto assegura a destruição do Muro de Berlim, que começou a ser derrubado no dia 9 de novembro, marcando o início do processo de reunificação do país.

1990 Um tratado internacional assinado em Moscou por União Soviética, Grã- Bretanha, França e Estados Unidos devolve a soberania ao país, e a Alemanha volta a ser unificada. É adotada uma moeda única e o modelo capitalista, antes restrito ao lado ocidental, é expandido.

1991 A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) é dissolvida e o comunismo perde sua força no mundo. Termina o período conhecido por Guerra Fria - disputa entre comunistas e capitalistas iniciada após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

2009
Hoje, a Alemanha é a maior potência da União Europeia e a terceira maior força econômica do mundo. É polo produtor de tecnologia, referência no sistema de segurança social, desenvolvimento de fontes de energia renovável e uma das maiores exportadoras de armas.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/vinte-anos-queda-muro-berlim-510279.shtml > acesso em 05/11/09.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Indicação de site - Holocausto

O site http://www.arqshoah.com.br/ é uma homenagem às vítimas do holocausto e aqueles que salvaram ou foram salvos por alguém durante a II Guerra Mundial.

Vale a pena conhecer